terça-feira, 16 de setembro de 2014
Projeto primavera
Projeto Primavera:
JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:Atividades orais e escritas;Plantio de diferentes mudas;Floreira;Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;Brincadeiras;Músicas e Danças;Móbiles;Culinária (apresentação de chá);Pinturas, Dobraduras e Recortes;Matérias recicláveis (sucatas);Histórias com fantoches;Confecção de livros;Técnicas de pintura;Máscaras de flores trabalhadas;Argila;Massinha de modelar;Confecção de esculturas em flores;Painéis;Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA:- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.- Revista Nova Escola – Setembro 2006.- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.- Projetos Escolares – Educação Infantil.
- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores )
- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. ( Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol )
- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente... todos os alunos executam o trabalho artistico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.
- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.
- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as criancas montarem como pais em casa também.
- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.
A grama foi crescendo - dramatização para primavera
A grama foi crescendo
(Patati Patatá)
No meu quintal (2x)
Tinha um buraquinho (2x)
Ele era o mais bonito (2x)
Que você já viu (2x)
NO CHÃO COLOCA UM CIRCULO DE TNT MARROM SIMULANDO O BURACO.
E a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
Nesse buraquinho (2x)
Plantei uma árvore (2x)
Ela era a mais bonita (2x)
Que você já viu (2x)
ENTRA UMA CRIANÇA VESTIDA DE ÁRVORE O CORPO DE CREPOM OU TNT MARROM E NO ROSTO OU CABEÇA UMA MÁSCARA DE UMA COPA DE ARVORE (NÓS FIZEMOS DE PAPELÃO E COBRIMOS COM PAPEL VERDE PICADO E DEIXAMOS UM BURACO PARA ENCAIXAR O ROSTO DO ALUNO). A CRIANÇA FICA EM CIMA DO BURACO.
Olha a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
E nessa árvore (2x)
Tinha um galhinho (2x)
O mais lindo galho (2x)
Que você já viu (2x)
O ALUNO (ARVORE) ERGUE O BRACINHO ( O BRAÇO DEVE ESTAR COBERTO COM O PAPEL OU O CREPON)
Olha o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
E sobre o galho (2x)
Tinha um ninho (2x)
O mais lindo ninho (2x)
Que você ja viu (2x)
ENTRA UM ALUNO E COLOCA UM NINHO NA MÃO DO ALUNO ( O GALHO)
Olha o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
E nesse ninho (2x)
Tinha um ovinho (2x)
O mais lindo ovinho (2x)
Que você já viu (2x)
DENTRO DO NINHO JÁ DEIXA UM OVINHO COLADO NA PARTE DA MÚSICA ELE SÓ VIRA O NINHO DE FORMA QUE A PLATÉIA VEJA O OVINHO.
Olha o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPONS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DO BURACO ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
Dentro desse ovinho (2x)
Tinha um passarinho (2x)
O mais lindo passarinho (2x)
Que você já viu (2x)
ESSA PARTE FICA A SEU CRITÉRIO OU UMA CRIANÇA ENTRA E COLOCA UM PASSARINHO NO NINHO OU O ALUNO (A PRÓPRIA ÁRVORE) COLOCA O PASSARINHO DISFARÇADAMENTE (DEIXA NO BOLSO).
O passarinho no ovo e o ovo no ninho e o ninho no galho e o galho na árvore e a árvore no buraco e o buraco no chão e a grama foi crescendo por todos os lados sem parar.
AS CRIANÇAS DE ROUPA VERDE OU SOMENTE COM OS POMPOS DE CREPOM VERDE ENTRAM NA FRENTE DA ARVORE ABAIXAM E BALANÇAM OS POMPONS.
Do blog Cantinho Alternativo.
É um prazer poder ajudar a todos vocês!!
Assinar:
Postagens (Atom)