terça-feira, 9 de junho de 2009

Gêneros textuais: reflexões e ensino

FICHAMENTO

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. IN: DIONÍSIO, Ângela Paiva et. al. Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Lucerna, 2005.

1. Objetivos:

A autora Lopes-Rossi, propõe em seu artigo, “expor e comentar as principais características de projetos pedagógicos de leitura e produção escrita de gêneros discursivos desenvolvidos sob sua orientação em muitas escolas públicas e particulares , dos níveis fundamental, médio e superior, de várias cidades”. (2005, p. 73)

A partir do seu contato profissional com professores do Vale do Paraíba (São Paulo) e regiões circunvizinhas, foi “levada a crer que, fora dos meios acadêmicos, no entanto, o conhecimento sobre o trabalho pedagógico com gêneros discursivos ainda é bem restrito. Os professores manifestam-se muito interessados no assunto, porém, carentes de fundamentação teórico e de exemplos práticos. Assim, oportunidades como esta de divulgação das características principais de projetos pedagógicos bem sucedidos podem contribuir, num cenário mais amplo, para a realização de novos projetos, adequados às diversas realidades do país”. (2005, p. 73)

2. Estrutura de projetos pedagógicos para leitura e produção de gêneros discursivos na escola.

2.1. Importância do trabalho com gêneros

A importância do trabalho com gêneros discursivos é o fato de proporcionar o desenvolvimento da autonomia do aluno no processo de leitura e produção textual como uma consequência do domínio do funcionamento da linguagem em situações de comunicação, uma vez que é por meio dos gêneros discursivos que as práticas de linguagem incorporam-se nas atividades dos alunos.

2.2. Como podem ser trabalhados

Para trabalhar com gêneros, o professor deve criar condições para que os alunos possam apropriar-se de características discursivas e linguísticas de gêneros diversos, em situações de comunicação real. Isso pode ser realizado por meio de projetos pedagógicos que visem ao conhecimento, à leitura, à discussão sobre o uso e as funções sociais dos gêneros escolhidos e, quando pertinente, à sua produção escrita e circulação social.

As atividades de leitura devem levar os alunos a perceber que a composição do gênero é planejada de acordo com sua função de um cidadão crítico e participativo na sociedade. Exemplos de gêneros que se prestam bem a atividades de leitura para entretenimento, aquisição de conhecimentos ou resolução de problemas são poesia, romance, verbete de dicionário, lenda, fábula, cordel, adivinha, piada, letra de música, mapa.

2.3. Exemplos de gêneros

Alguns gêneros discursivos que se prestariam bem a projetos pedagógicos de leitura, nos vários níveis de ensino, são rótulos de produtos, bulas de remédio, propagandas de produtos, propagandas políticas, etiquetas de roupas, manuais de instrução de equipamentos, contratos, nota fiscal, etc.

2.4. Objetivos/resultados de trabalhos com gêneros

A autora enumera treze objetivos que alcançaram o sucesso como resultado final de projetos pedagógicos de leitura e produção escrita, em diversas escolas públicas e particulares dos Ensinos Fundamental e Médio.

Dentre os objetivos apresentados pela autora, por julgar que esses possam despertar maior interesse para os alunos, destaco:

- Produzir livros de contos (de mistério, fantásticos, de humor) com ilustrações, para lançamento em evento da escola.
- Elaborar jornal e revista – impressos e veiculados pela internet – com reportagens sobre a cidade e sobre temas atuais e apresentá-los em local de circulação de seu público alvo.

3. Características dos módulos e das consequências didáticas de acordo com Lopes-Rossi (2003 a).

3.1. Material didático 1

Leitura do gênero a ser produzido para conhecimento de suas propriedades discursivas, temáticas e composicionais.

3.1.1. Características discursivas

Condições de produção e de circulação de um gênero , de maneira geral relvadas com respostas a diversas indagações do tipo: Quem escreve (em geral) esse gênero discursivo? Com que propósito? Onde? Quando? Como? Com base em que informações? Como o redator obtém as informações? Entre outras.

3.1.2. Tema
“Percepção da relação dinâmica entre os sujeitos e a linguagem e a percepção do caráter histórico e social do gênero discursivo em estudo”. (2005, p. 77)

3.1.3. Organização composicional

São as características que nos remetem ao texto. Tais como: Temática, Distribuição das Informações e Composição Geral.

3.2. Módulo didático 2

Produção escrita

3.2.1. Obtenção de informações

É importante que seja realizada a “obtenção de informações necessárias ao texto e a redação propriamente dita seja feita de acordo com a produção desse gênero em nossa sociedade”. (p. 79)

3.2.2. Revisão e correção participativa

“É desejável não apenas como contribuição à produção, mas também como um exercício de leitura crítica do gênero”. (p. 79)

3.2.3. Resultados

Os alunos ficam “mais atentos às formalidades da escrita em função do objeto pretendido. Estão preocupados em apresentar ao público um produto final bonito, bem acabado. Isso inclui colocar o texto no portador adequado, o que exige providências específicas”. (p. 80)

3.3. Módulo didático 3

Divulgação ao público

3.3.1. Divulgação ao público

“Requer algumas providências, como montar uma exposição ou distribuir os textos ao público-alvo. É uma etapa de grande satisfação para todos os envolvidos no projeto. Sentimentos como emoção e o orgulho encerram um processo que, certamente, contribui muito para o desenvolvimento das habilidade comunicativas dos alunos e para a ampliação de seu conhecimento de mundo”.(p. 80)

4. Observações gerais

Observações gerais sobre projetos pedagógicos para leitura e produção de gênero discursivo

4.1. Benefícios para o aluno
Decorre da quantidade de atividades que cada projeto envolve, do desenvolvimento das várias habilidades que exige dos alunos e dos inúmeros conhecimentos que mobiliza.

5. Duas dificuldades enfrentadas pelos professores

5.1. Escassez de caracterizações de gêneros discursivos interessantes ao ensino.

5.2. Modelo de produção de texto mantido pelos livros didáticos.

6. Considerações finais

6.1. De acordo com os acompanhamentos realizados por LOPES-ROSSI (2005), a prática pedagógica com projetos de leitura e de produção de gêneros discursivos, mostra-se possível mesmo em escolas com poucos recursos financeiros.

7. Comentário

“O projeto pedagógico é importante para nortear o trabalho do professor e incentivar a participação dos alunos.

A partir da leitura de LOPES-ROSSI (2005), percebe-se que é possível, mesmo em escolas com poucos recursos financeiros, realizar um bom trabalho de leitura e produção de escrita.

É importante que o professor tenha claros, para si e para os alunos, quais são os objetivos a serem alcançados com o projeto pedagógico de leitura e produção escrita de gêneros discursivos, bem como quais serão os procedimentos realizados durante o trabalho.

Considero que a leitura do texto de LOPES-ROSSI (2005) contribui para esclarecer quais as características do projeto pedagógico de leitura e produção escrita de gêneros textuais e quais as atividades possíveis de serem realizadas mesmo com pouco recurso financeiro, de acordo com as observações da autora”.

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