domingo, 29 de agosto de 2010

Personagens do folclore

O Mapinguari Mapinguari é o mais popular dos monstros da Amazônia. Seu domínio entende-se pelo Pará, Amazonas e Acre, causando medo aos que moram nas matas, e nas margens desertas dos grandes lagos e lagoas.

O Zumbi Figura misteriosa e pouco divulgada como mito dentro do nosso folclore. Ora evoca o guerreiro escravo Zumbi, ora um "ente" do além que vaga pelas noites à procura de vítimas.

O Saci Pererê O moleque Saci, que ora se transforma em pássaro, ou redemoinho de vento, pode ser o mais conhecido, mas não o mais antigo do nosso Folclore.

A Mulher da Meia Noite Você sabia que a Mulher da Meia Noite tem uma versão até em Fernando de Noronha? Longe de ser um mito local, é global, ocorre em todo o mundo.

Bibliografia Veja a bibliografia usada em nossa pesquisa. Preferimos usar mais de uma fonte. Pontos de vista de diferentes pesquisadores tendem a se complementar, enriquecendo as informações.

Chibamba Mito pouco conhecido do nosso folclore. Chibamba é um remanescente dos rituais negros da África. Mais tarde se transformaria na Cuca, ou no Negro Velho.

O Barba Ruiva Homem encantado, que vive na lagoa de Paranaguá, Piauí. Branco, de cabelos vermelhos. Embora cause medo, é inofensivo.

A Cabeça Satânica Dizem que este "ser" seria a encarnação do mal. Aparece nos lugares ermos e amaldiçoados. É uma Cabeça que persegue sua vítimas pulando como uma bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação!